O presidente da Conatec e da Fenatec, Paulo Ferrari, juntamente com os diretores Marcos Campos de Souza, tesoureiro da Conatec, e Afonso Lucas Rodrigues, participaram de uma reunião no Tribunal Superior do Trabalho na manhã desta quarta-feira (17). O encontro teve a presença da juíza auxiliar da vice-presidente do TST, Dra. Roberta, e teve como foco discutir a questão da terceirização no segmento de trabalhadores em edifícios e condomínios.
Durante a reunião, Paulo Ferrari enfatizou os desafios enfrentados pela categoria nas relações trabalhistas. Ele ressaltou que as empresas de terceirização apresentam propostas de redução da folha de pagamento aos síndicos de condomínio, que geralmente são atrativas. No entanto, os trabalhadores acabam sendo dispensados sem qualquer garantia de direitos assegurados.
Os dirigentes buscaram um programa de proteção para os trabalhadores diante da crescente substituição por portarias eletrônicas nos edifícios e condomínios. A juíza demonstrou receptividade à demanda, compartilhando exemplos de situações que presenciou e destacando a importância de manter o foco no aspecto humano.
A magistrada se mostrou sensível às preocupações da categoria e se comprometeu a levar as questões discutidas para o ministro do TST Aloysio Corrêa de Veiga, visando a contribuição do TST por meio do diálogo social, Frentes Parlamentares ou negociações coletivas.
Fonte: CONATEC